Saiba quais são as 11 ferramentas básicas para se ter em casa

Você já precisou bater na porta do vizinho para pedir alguma ferramenta? Seja para retirar um prego da parede, cortar um cabo, montar um móvel ou pendurar um quadro? São nessas horas que percebemos o quanto a nossa caixa de materiais está desfalcada (e, muitas vezes, suja e empoeirada). Para evitar esse tipo de problema, que acaba atrasando a sua obra, é recomendável ter um kit de ferramentas básicas em casa. 

Por isso, vamos te ajudar a montar uma caixa com as 11 ferramentas essenciais. Seja para uma pequena reforma ou para se aventurar em um projeto DIY (Do It Yourself, ou “faça você mesmo”, em bom português”), você não vai se arrepender de estar bem equipado. Confira! 

1. Extensão elétrica 

Na imagem, uma extensão elétrica.

Não espere começar uma obra para ter este item em casa. Afinal, a extensão elétrica é um acessório extremamente útil em diferentes ocasiões. Sua principal função é aumentar a quantidade de pontos de eletricidade de um ambiente. Além disso, também serve para aumentar o alcance de produtos que têm o fio curto. Ou seja, quando precisar usar mais de uma ferramenta elétrica em um mesmo ambiente, a extensão vai te salvar. 

2. Alicate universal 

Na imagem, um alicate universal

O nome sugestivo não é à toa. Esta ferramenta realmente ajuda em praticamente tudo! É útil para cortar fios, apertar peças, segurar objetos pequenos e cortantes, soltar pinos etc.. Bem como te dá segurança ao apertar, segurar ou afrouxar determinados objetos. 

3. Chaves 

Chaves de ajustes variadas

Na maioria das vezes, é o que você precisa para apertar ou substituir a maioria dos parafusos. E se a chave de fenda não servir, é provável que a chave Phillips sirva. A maioria dos parafusos de equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos, por exemplo, são compatíveis com essa ferramenta. 

4. Martelos 

Na imagem, um martelo.

Praticamente insubstituível, o martelo é muito mais do que uma ferramenta para colocar pregos na parede. Ele também é muito útil para remoção de pinos e outras peças que não conseguimos retirar à mão livre. Além de ser útil para reparos em móveis soltos. 

5. Arco de serra 

Na imagem, o arco de serra.

O arco de serra é útil para realizar cortes manuais em tubos de PVC, madeira, metais e plástico, por exemplo. É composto por um arco durável e uma lâmina de serra que pode ser reposta quando o desgaste chegar ao limite. 

6. Discos de corte 

Disco de corte

Geralmente, os discos são usados para o corte de peças de madeira, metal, alvenaria, drywall ou até mesmo pedras. Os discos de corte podem ser utilizados juntamente com máquinas portáteis, como esmerilhadeiras, serras mármores e outros tipos de ferramentas. 

7. Furadeira 

Furadeira

Sem dúvida, é um equipamento útil em vários estágios da obra, seja uma simples reforma ou um projeto mais complexo. Vale investir, já que é uma ferramenta versátil. Pode ser combinada com os mais variados tipos de brocas e, dependendo do modelo, também ser usada como parafusadeira. 

8. Lixadeira 

Lixadeira

Bastante útil se você pretende fazer uma reforma nas paredes da sua casa, por exemplo. Para garantir que a nova mão de tinta tenha um bom acabamento, considere lixar a parede antes. Podendo ser encontrada nas versões elétrica e manual, as lixadeiras têm diferentes propósitos que devem ser levados em conta na hora da compra. 

9. Trena 

Trena

Provavelmente, um dos itens mais importantes! Antes de planejar uma obra, de comprar um móvel novo ou até eletrodomésticos, é importante saber as dimensões dos cômodos da sua casa. Ter uma trena por perto é indispensável. 

Se projetos mais complexos estão nos seus futuros planos, vale investir em uma trena a laser. Essa versão é ótima para quem quer economizar tempo e mais agilidade na construção. É fácil de usar e realiza funções como medição e soma automática. 

10. Espátula 

Espátula

Ferramenta simples, mas com grande utilidade. A espátula é útil para raspar superfícies, limpar paredes e, até mesmo, cortar certos produtos. Também serve para o manuseio e aplicação de gesso, rejunte, massa corrida, resinas e produtos similares. 

11. Equipamentos EPI 

Equipamentos EPI

Equipamentos de Proteção Individual são necessários para garantir a sua segurança durante o trabalho na sua obra. Luvas, máscara de proteção, abafadores de ouvido e capacetes são exemplos deste tipo de ferramenta. Muitas pessoas não dão importância, mas estes produtos são extremamentes úteis para a sua segurança e conforto. Vale a pena investir! 

Está se sentindo mais preparado para colocar a mão na massa? Não deixe de entrar em contato com a equipe Telhas Barreiro para fazer um orçamento sem compromisso.


Você também pode se interessar

Conheça 5 aplicativos incríveis para te ajudar na construção
Telha galvanizada: vantagens, aplicações e dicas para compra
Qual tipo de telha metálica é ideal para o seu galpão
Como evitar que ventanias, vazamentos e infiltrações danifiquem o telhado metálico
Contato
(31) 3321-9034
comercial@telhasbarreiro.com.br
Horário de funcionamento
Segunda à sexta de
07h30 às 17h15