Há uma infinidade de telhas disponíveis no mercado. Concreto, cerâmica, fibrocimento, policarbonato, PVC, PET, Fibra vegetal… Mas quando o assunto é cobertura de galpão, a telha metálica é, sem sombra de dúvidas, uma das favoritas dos consumidores.
E isso tem explicação! Um dos principais motivos é a redução de custos. Enquanto o metro quadrado de um telhado de madeira, por exemplo, pode custar quase R$ 3 mil, o de metal custa cerca de R$ 140. Aqui, falamos sobre uma média de valores, mas que já são capazes de demonstrar o quanto a diferença de custos é imensa.
No Brasil, a telha metálica é amplamente utilizada. E sua boa aceitação pelo setor da construção civil está diretamente ligada às muitas vantagens oferecidas pelos tipos de produtos disponíveis no mercado.
Listamos alguns deles para você:
Contudo, antes de escolher o modelo de telha que será instalado em seu galpão, é essencial atentar para alguns pontos importantes:
As telhas metálicas variam não apenas no tipo de material utilizado em sua fabricação. Elas diferem, ainda, nos formatos, sendo divididas em trapezoidais e onduladas. Oferecem, também, uma grande variedade de materiais, podendo ser encontradas em alumínio, cobre, zinco, estanho e aço galvanizado. Por isso, é possível personalizar a obra tomando como base o preço, o estilo da construção e a durabilidade do produto.
A seguir, vamos falar sobre as três telhas metálicas com maior índice de aceitação no setor.
Produzidas através de ligas de alumínio, as telhas galvanizadas não enferrujam. Isso acontece devido à tecnologia empregada na fabricação, que garante sua duração por muito mais tempo – e sem perder a eficácia.
Empregada nos mais diversos tipos de edificações, recebe esse nome devido ao processo químico sofrido pela chapa de aço para evitar a corrosão. Inquebráveis e incombustíveis, podem ser feitas sob medida, respeitando modelo e comprimento solicitados pelo consumidor.
Leves e resistentes, as telhas galvalume se apresentam como opção ideal para coberturas e fechamentos laterais. Com excelente custo-benefício, possuem qualidade e durabilidade muito superiores às oferecidas pelas telhas metálicas fabricadas a partir de chapas mais baratas – e com revestimentos inferiores aos exigidos pelas normas brasileiras de telhas metálicas.
Com aparência de alumínio e resistência de aço, as telhas de galvalume têm, em sua composição, 43,5% de zinco, 55% de alumínio e 1,5% de silício. Feitas de material leve são, ainda, de simples armazenagem e transporte. De fácil manuseio, tornam mais dinâmico o processo de montagem, poupando tempo, dinheiro e material.
A telha termoacústica (sanduíche) é, comumente, feita sob medida e pode ser utilizada, também, na vedação de paredes e fachadas. Além disso, pode ser empregada como divisória ou vedação, em especial nos projetos que empregam drywall.
Produzidas em aço galvanizado ou galvalume, contam com preenchimento de isolamento térmico e acústico em isopor ou poliuretano, localizado entre suas duas chapas. Essa camada isolante permite que a telha seja capaz de conter melhor o calor solar e o barulho provocado pelas chuvas, por exemplo.
No mercado, é também possível encontrar o modelo forro, com acabamento reto em aço galvalume na cor branca, revestida com uma película de polietileno para proteção durante o transporte e montagem. Não escurece, não amarela e, por ser branco, ajuda a deixar o ambiente mais claro.
Na hora de definir a telha metálica que será utilizada para cobrir o seu galpão, deve-se levar em consideração as características do local, resistência do produto e disponibilidade de investimento na obra. Caso precise de ajuda para escolher a telha perfeita, venha conversar com a equipe de especialistas do Telhas Barreiro!