Construção a seco: conheça os diferenciais e vantagens

A construção a seco, por não utilizar cimento ou argamassa (estes são usados apenas na fundação da edificação), oferece muita versatilidade e praticidade na construção. Por isso, a técnica vem atraindo a atenção dos profissionais da construção e ganhando cada vez mais espaço no Brasil. 

O método mais utilizado é oLight Steel Frame (ou moldura de aço leve). Nele a construção a seco é feita por meio de estruturas de aço e peças pré-fabricadas. O método tem origem nos Estados Unidos e já é amplamente utilizado por lá, e também em países da Europa. 

Vantagens da construção a seco

A construção a seco apresenta inúmeras vantagens. Mas, confira a seguir, 7 das principais delas: 

1. Rapidez

A construção a seco torna o projeto mais rápido. Isso porque, ao invés de usar tijolos e uni-los com argamassa, basta montar as peças, que já vem prontas de fábrica. Para isso, todas as dimensões são minuciosamente calculadas bem antes do início do projeto. Assim, uma construção a seco pode levar até 80% do tempo que uma construção tradicional levaria para ficar pronta. 

2. Menos resíduos e sujeira 

A construção a seco gera menos resíduos e faz menos sujeira. Ao dispensar os materiais tradicionalmente usados, como os tijolos e a argamassa, diminui-se a quantidade de lixo. Todos que já fizeram obra sabem o quão complicado pode ser lidar com o “entulho”. Assim, utilizando essa técnica, tem-se um projeto mais sustentável: além de não precisar usar água, não se tem a preocupação com o material excedente, posterior ao término da obra. 

3. Preços 

Hoje em dia, usar o método de construção a seco tem quase o mesmo custo que uma construção em alvenaria. Logo que a técnica chegou ao Brasil, os preços eram bastante altos. Hoje, com a difusão das tecnologias, o custo é praticamente o mesmo, o que oferece muito mais vantagens. 

4. Construção a seco: conforto 

A construção a seco proporciona maior conforto térmico e acústico. Isso porque os materiais utilizados fornecem isolamento e proteção, essa é mais uma das vantagens. 

5. Menos gastos com mão-de-obra 

Para adoção dessa técnica é necessário menor número de pessoas trabalhando na obra. Isso não significa dizer que haverá menos preocupação com qualidade do trabalho ou a qualificação dos profissionais. Para a excelência do projeto, devem ser recrutados profissionais capacitados para lidar com esse tipo de obra. Contudo, já que vai ser realizada apenas a montagem das peças, não é necessário tantas pessoas no canteiro de obra, como é o caso de uma construção de alvenaria. 

6. Durabilidade 

O fato de ser mais prática e utilizar materiais semiprontos não compromete a vida útil da edificação. Pelo contrário, seus materiais oferecem muita resistência e durabilidade. Assim, as construções realizadas a seco podem durar muitos e por muitos anos. 

7. Construção a seco: segurança 

Outra vantagem a ser destacada é a segurança. Isso porque os materiais das peças utilizados seguem os mais rígidos padrões internacionais de segurança. 

 

Como você pode ver, essa é uma ótima ideia a considerar para o seu projeto. Entre em contato conosco, caso tenha ficado alguma dúvida. Nossos colaboradores poderão orientá-lo a respeito das melhores opções para seu projeto.


Você também pode se interessar

Manutenção em calhas: Aprenda a limpar e a cuidar
Paredes termoacústicas, as substitutas perfeitas para o drywall
Para que serve a cumeeira em um telhado?
7 benefícios das estruturas metálicas em construções
Contato
(31) 3321-9034
comercial@telhasbarreiro.com.br
Horário de funcionamento
Segunda à sexta de
07h30 às 17h15