A telha galvanizada é utilizada pela construção civil, no Brasil, desde a década de 1950. Empregada nos mais diversos tipos de edificações, recebe esse nome devido ao processo químico sofrido pela chapa de aço para evitar a corrosão.
Com material que se adequa facilmente a qualquer projeto, podendo ser produzido sob medida para evitar desperdício durante a obra, a telha galvanizada proporciona conforto térmico. Além disso, apresenta um excelente custo-benefício, com instalação rápida e baixo custo de manutenção.
Produzida através de ligas de alumínio, a telha galvanizada não enferruja. Isso acontece devido à tecnologia empregada em sua fabricação, que garante sua duração por muito mais tempo e sem perder a eficácia.
Quando feitas sob medida, em aço ou alumínio, podem ser elaboradas de acordo com o modelo e comprimento solicitados pelo cliente. Com isso, os desperdícios chegam a ser evitados em até 60%. Contudo, essas chapas têm tamanhos de, no máximo, 12 metros.
Mas é preciso ter em mente que cada fabricante trabalha com uma medida e com um tipo de telha. Isso, consequentemente, reflete nos tamanhos disponíveis no mercado. Desse modo, as dimensões variam, em sua largura útil, entre 98 centímetros, 1 metro e 1,05 metros. Por outro lado, o comprimento é um pouco mais flexível, já que se adapta às necessidades de cada projeto.
Para completar, a telha galvanizada é inquebrável, o que garante segurança tanto na montagem, quanto na manutenção. É, também, incombustível – ou seja, não pega fogo, não queima.
Diferentemente das telhas galvalume, as telhas galvanizadas têm apenas zinco em sua composição. Como as de galvalume são até quatro vezes mais duráveis, o seu uso é recomendado em locais que demandam maior resistência à corrosão atmosférica.
Entretanto, as telhas galvanizadas contam com diversos benefícios. Entre eles, estão:
Existem diversos modelos de telhas galvanizadas disponíveis no mercado. Entre elas, as pré e pós-pintadas, sanduíche ou termoacústica, calandradas, multi dobras, perfuradas, telha forro e metálicas simples. O consumidor ainda conta com algumas opções de formatos, tais como trapezoidal e ondulado.
Assim, na hora de escolher o tipo de telha, é fundamental levar em consideração o estilo da obra e a preferência do cliente.
É importante ter em mente que as telhas galvanizadas devem ser compradas em empresas idôneas, que atuam dentro das normas brasileiras de telhas metálicas, as NBR 7008 e 7009. Dessa forma, você se assegura que existe a adequação necessária às camadas mínimas de revestimento metálico.
Por isso, ao comparar preços, não hesite em questionar o fornecedor quanto à camada de revestimento. Exija certificados do aço e de que as telhas são produzidas segundo as exigências da ABNT.
O armazenamento das telhas galvanizadas deve ser feito da maneira correta para possibilitar a boa conservação do produto. Abaixo, algumas dicas:
Na hora da montagem, o primeiro passo é verificar as dimensões indicadas no projeto, especialmente em relação ao comprimento e largura, espaçamento, nivelamento da face superior e paralelismo nas terças.
O fechamento lateral, por sua vez, também merece atenção. Observe o alinhamento e o prumo das terças, que deve ser perfeito, bem como o alinhamento longitudinal.
A cobertura de telhas galvanizadas é, normalmente, utilizada em locais que necessitam de estruturas mais pesadas, como:
Tem dúvidas ou ainda precisa de mais informações sobre as telhas galvanizadas? Entre em contato com a Telhas Barreiro. Nossa equipe de especialistas pode te auxiliar e orientar da melhor forma, para que seu projeto saia do jeitinho que sempre sonhou. Entre em contato!