Telha galvanizada: vantagens, aplicações e dicas para compra

A telha galvanizada é utilizada pela construção civil, no Brasil, desde a década de 1950. Empregada nos mais diversos tipos de edificações, recebe esse nome devido ao processo químico sofrido pela chapa de aço para evitar a corrosão. 

Com material que se adequa facilmente a qualquer projeto, podendo ser produzido sob medida para evitar desperdício durante a obra, a telha galvanizada proporciona conforto térmico. Além disso, apresenta um excelente custo-benefício, com instalação rápida e baixo custo de manutenção. 

Produzida através de ligas de alumínio, a telha galvanizada não enferruja. Isso acontece devido à tecnologia empregada em sua fabricação, que garante sua duração por muito mais tempo e sem perder a eficácia. 

Quando feitas sob medida, em aço ou alumínio, podem ser elaboradas de acordo com o modelo e comprimento solicitados pelo cliente. Com isso, os desperdícios chegam a ser evitados em até 60%. Contudo, essas chapas têm tamanhos de, no máximo, 12 metros. 

Mas é preciso ter em mente que cada fabricante trabalha com uma medida e com um tipo de telha. Isso, consequentemente, reflete nos tamanhos disponíveis no mercado. Desse modo, as dimensões variam, em sua largura útil, entre 98 centímetros, 1 metro e 1,05 metros. Por outro lado, o comprimento é um pouco mais flexível, já que se adapta às necessidades de cada projeto.

Para completar, a telha galvanizada é inquebrável, o que garante segurança tanto na montagem, quanto na manutenção. É, também, incombustível – ou seja, não pega fogo, não queima. 

Vantagens da telha galvanizada 

Diferentemente das telhas galvalume, as telhas galvanizadas têm apenas zinco em sua composição. Como as de galvalume são até quatro vezes mais duráveis, o seu uso é recomendado em locais que demandam maior resistência à corrosão atmosférica. 

Entretanto, as telhas galvanizadas contam com diversos benefícios. Entre eles, estão: 

  • Não absorvem água; 
  • São sustentáveis, por serem produzidas com material reciclável, podendo ser novamente recicladas após seu uso; 
  • Alta resistência e durabilidade; 
  • Economia na montagem; 
  • Flexibilidade, já que as construções podem ser facilmente modificadas ou ampliadas; 
  • Processo de instalação rápido e simples; 
  • Excelente custo-benefício. 

Tipos de telhas galvanizadas 

Existem diversos modelos de telhas galvanizadas disponíveis no mercado. Entre elas, as pré e pós-pintadas, sanduíche ou termoacústica, calandradas, multi dobras, perfuradas, telha forro e metálicas simples. O consumidor ainda conta com algumas opções de formatos, tais como trapezoidal e ondulado. 

Assim, na hora de escolher o tipo de telha, é fundamental levar em consideração o estilo da obra e a preferência do cliente. 

Dicas para compra, armazenamento e montagem 

Compra

É importante ter em mente que as telhas galvanizadas devem ser compradas em empresas idôneas, que atuam dentro das normas brasileiras de telhas metálicas, as NBR 7008 e 7009. Dessa forma, você se assegura que existe a adequação necessária às camadas mínimas de revestimento metálico. 

Por isso, ao comparar preços, não hesite em questionar o fornecedor quanto à camada de revestimento. Exija certificados do aço e de que as telhas são produzidas segundo as exigências da ABNT.  

Armazenamento

O armazenamento das telhas galvanizadas deve ser feito da maneira correta para possibilitar a boa conservação do produto. Abaixo, algumas dicas: 

  • Antes de mais nada, o local de estocagem deve ser seco e ventilado
  • Confira o estado de conservação das telhas assim que forem entregues. Se estiverem molhadas, será preciso secá-las. Telhas molhadas nunca devem ser estocadas. 
  • O local de armazenagem deve ser plano e afastado do solo, para evitar estragos causados por enchentes e acúmulos de água. Em vista disso, o ideal é distanciar a pilha do chão através de calços de madeira, em no mínimo 15 cm. 
  • A melhor maneira de estocar as telhas é verticalmente. Entretanto, devido a diversos fatores, como tamanho do material, isso nem sempre é possível. 
  • Mantenha empilhadas a mesma quantidade de telhas presentes no lote. Caso seja necessário colocar uma pilha em cima da outra, coloque calços de madeira separando-as. 
  • Jamais arraste as telhas. Nem mesmo sobre outras telhas. 

Montagem 

Na hora da montagem, o primeiro passo é verificar as dimensões indicadas no projeto, especialmente em relação ao comprimento e largura, espaçamento, nivelamento da face superior e paralelismo nas terças. 

O fechamento lateral, por sua vez, também merece atenção. Observe o alinhamento e o prumo das terças, que deve ser perfeito, bem como o alinhamento longitudinal.

Onde instalar

A cobertura de telhas galvanizadas é, normalmente, utilizada em locais que necessitam de estruturas mais pesadas, como:  

  • Galpões; 
  • Fábricas; 
  • Indústrias; 
  • Ginásios esportivos; 
  • Coberturas de áreas (comerciais ou residenciais). 

Tem dúvidas ou ainda precisa de mais informações sobre as telhas galvanizadas? Entre em contato com a Telhas Barreiro. Nossa equipe de especialistas pode te auxiliar e orientar da melhor forma, para que seu projeto saia do jeitinho que sempre sonhou. Entre em contato!


Você também pode se interessar

Conheça 5 aplicativos incríveis para te ajudar na construção
Qual tipo de telha metálica é ideal para o seu galpão
Saiba como usar telhas metálicas em uma decoração mais moderna
Entenda por que a telha de amianto é tão perigosa
Contato
(31) 3321-9034
comercial@telhasbarreiro.com.br
Horário de funcionamento
Segunda à sexta de
07h30 às 17h15