O momento de realizar uma obra, tanto na residência como em um estabelecimento comercial pode ser de grandes gastos. Dependendo da situação pode até desestruturar completamente as finanças da família ou da empresa. A seguir vamos dar algumas dicas para que você possa economizar com a obra e realizar mais com menos recursos.
Com algumas ações simples é possível economizar com a obra e ainda tê-la como sempre sonhou. Portanto, confira com atenção as dicas a seguir:
O principal é ter um projeto e segui-lo. Isso porque mudanças nos planos quase sempre geram prejuízos e desperdício. Por isso, antes de começar a obra tenha em mente o que você quer fazer e evite mudar de ideia no meio do caminho.
Nada de fechar negócio sem pesquisar. Por isso, peça indicação de profissionais a familiares e amigos, pesquise muito. Os preços podem variar bastante entre os prestadores de serviço.
Essa dica pode parecer uma contradição, já que contratar mais um profissional implica em mais despesas. Contudo, contar com um arquiteto pode ajudar bastante a gerir os recursos com mais eficiência. Além disso, o profissional poderá ajudá-lo a elaborar um projeto mais realista e de acordo com suas possibilidades financeiras.
Estabeleça um cronograma e siga-o à risca. Atrasos na entrega do projeto significam mais gastos. Monitore a obra diariamente, garantindo que tudo será entregue na data prevista. Ou, no caso de atrasos, que sejam minimizados e apenas em casos realmente imprevistos.
O que puder, faça você mesmo. Se você sabe pintar paredes ou aplicar massa corrida, pode ser uma boa ideia fazer isso você mesmo. Mas aqui vale a regra do bom senso: só faça o que realmente tiver conhecimento. Caso contrário, se houver algum dano ou o serviço sair mal feito, terá que pagar um profissional para fazer reparos e sairá ainda mais caro.
Outro exemplo é a parte elétrica: nesse caso, a primeira regra é a segurança. Só faça algo nessa área se realmente souber, ou poderá causar danos graves.
Cuidado com os acabamentos: quem já fez obra sabe, esse é um momento crítico para se manter no orçamento. Não se deixe levar pelas novidades do mercado. Escolha acabamentos de qualidade, de acordo com seu gosto pessoal, claro, mas também que estejam dentro do seu orçamento.
Compre de uma vez as quantidades necessárias e negocie valores mais baixos. Adquirindo seu material em quantidade é possível comprar por valores menores.
Essa dica está ligada à anterior. Você conseguiu um bom desconto ao adquirir o material básico para sua obra em grande quantidade, parabéns! Já possui tijolos, pedras, areia ou cimento, por exemplo, que vai durar até o fim do projeto. Então, agora você precisa acomodar esse material de maneira a protegê-lo de qualquer dano. Evite desperdícios e que a vantagem se perca.
Lembre-se que uma obra econômica não termina com a entrega da construção. Por isso, na medida do possível, escolha materiais mais eficientes, que aproveitem melhor a água e a iluminação natural. Aliás, você já ouviu falar em casas inteligentes? Além de gerar mais economia a longo prazo, esses materiais são mais sustentáveis e ecologicamente responsáveis.
Gostou das nossas dicas? Continue ligado no nosso site e nas nossas redes sociais, estamos com uma série de posts que vão ajudá-lo na sua obra.