Telhas metálicas: Aprenda a receber e armazenar sem danificar o produto

Em um canteiro de obras, a logística dos materiais deve ser muito bem pensada. E no caso das telhas metálicas, isso não é diferente. Afinal de contas, apesar de serem resistentes aos efeitos do tempo, elas são feitas de aço, elemento natural que pode sofrer com os efeitos da oxidação. Por isso, é muito importante tomar alguns cuidados ao receber e armazenar as telhas.

Na fase de armazenagem, qualquer descuido pode abrir brechas para acidentes e, também, para a perda de insumos. Esse tipo de cenário pode e deve ser evitado, por colocar em risco a segurança das pessoas, bem como a conclusão das atividades dentro dos prazos acertados em contrato.

Ainda que as telhas metálicas sejam produzidas com um alto padrão de qualidade, o armazenamento inadequado do produto, antes da montagem, pode acarretar em danos. Permanecendo empilhadas e retas, por exemplo, podem acumular água, gerando avarias.

O mesmo não acontece quando as telhas são corretamente instaladas, porque ficam inclinadas, tornando-se resistentes aos efeitos do tempo. Assim, faça chuva ou faça sol, elas continuarão exercendo bem o seu papel.

Neste artigo, a Telhas Barreiro vai te ensinar a receber e a armazenar suas telhas metálicas. Continue lendo!

Cuidados necessários ao receber as telhas metálicas

Ao receber as telhas metálicas, alguns cuidados devem ser tomados no momento de efetuar a descarga. Listamos algumas dicas para você:

  • Antes mesmo da descarga, confira e verifique se as telhas chegaram conforme o acordado com o fornecedor. Primeiramente, veja se é o produto que solicitou e, em seguida, procure por avarias. Caso tenha algum problema, você não terá tido o trabalho de descarregar o material.
  • Se as telhas estiverem úmidas, seque-as imediatamente.
  • Se for utilizar a força manual para descarregar as telhas, coloque a mesma quantidade de pessoas em cima da carroceria e no chão. Dessa maneira, você mantém o equilíbrio nas forças exercidas sobre elas.
  • Contudo, envolva o menor número possível de pessoas na hora de tirar as telhas da carroceria. Aqui, menos é mais.
  • O uso de luvas é indicado, porque protege as mãos dos colaboradores e evita a queda do material, que pode ser causada pelo suor das palmas, por exemplo.
  • Jamais arraste as telhas, para não danificá-las.

Cuidados necessários ao armazenar as telhas metálicas

O indicado é que as telhas metálicas sejam instaladas assim que chegam no canteiro de obras. No entanto, nem sempre isso é possível. Nestes casos, o ideal é que elas permaneçam estocadas pelo menor tempo possível. Abaixo, te ensinamos como proceder:

  • O local de armazenagem deve ser coberto, seco e arejado.
  • Durante o período no qual as telhas ficarem estocadas, faça inspeções frequentes nas mesmas. Se estiverem úmidas, seque-as.
  • Mantenha as telhas em pilhas inclinadas sobre calços de madeira ou tijolos, para mantê-las afastadas do chão.
  • Jamais coloque qualquer peso ou carga sobre as telhas.
  • Caso as telhas sejam instaladas pouco após serem recebidas, elas devem ser empilhadas em uma superfície plana, afastada, em cada uma de suas bases, em 15 cm do chão.

Agora que você aprendeu a receber e a armazenar suas telhas metálicas, que tal dar uma passadinha no Instagram da Telhas Barreiro. Por lá, você acompanha nossas dicas e promoções. Confira!


Você também pode se interessar

Telha termoacústica sanduíche: vantagens, aplicações e dicas para compra
Telhas galvalume: vantagens, aplicações e dicas para compra
Como evitar que ventanias, vazamentos e infiltrações danifiquem o telhado metálico
Manutenção em calhas: Aprenda a limpar e a cuidar
Contato
(31) 3321-9034
comercial@telhasbarreiro.com.br
Horário de funcionamento
Segunda à sexta de
07h30 às 17h15