Você sabia que o telhado de uma água é o mais simples de se construir? Ele é, também, o formato mais econômico. Então, se você está construindo ou reformando seu imóvel, mas o orçamento está apertado, este artigo é para você.
O telhado de uma água possui apenas uma face de escoamento e, por isso mesmo, torna a obra mais barata e rápida de ser executada. E se bem planejado e estruturado, tem o potencial de tornar a construção muito charmosa.
Para estruturar o telhado de uma água, primeiramente, é fundamental que haja uma empena em torno da edificação. Caso a laje seja executada sobre a construção, e não apenas para cobrir uma área aberta, é possível armazenar a caixa d’água sob as telhas.
O caimento do telhado depende, diretamente, do tipo de telha escolhida (seja ela metálica, de fibra ou cerâmica). Por este motivo, a altura da inclinação deve ser projetada corretamente, levando em conta o material selecionado.
Se for o caso, deve-se manter a empena em uma altura superior à da caixa d’água, para que o acesso a mesma não seja parcialmente ou completamente limitado, atrapalhando eventuais manutenções e higienizações.
Lembre-se que a altura da laje deve estar, no mínimo, a 1,5m da altura do chuveiro. Isso porque é importante que a pressão derivada da caixa d’água seja satisfatória tanto para o chuveiro, quanto para as torneiras e vasos sanitários do imóvel.
O passo seguinte consiste na instalação das estruturas metálicas ou de madeiramento, que têm como função suportar as telhas.
Depois desses processos concluídos, as telhas podem ser encaixadas em suas respectivas bases, conforme as instruções do fabricante.